Google amplia tamanho máximo do arquivo de vídeo no YouTube, e anexos no Gmail

por Marcos Elias

A quem possa interessar: o Google aumentou de 1 para 2 GB o tamanho máximo dos arquivos que podem ser enviados para o YouTube.

Isso é bom para os vídeos em HD, alta definição. Porém ainda fica o limite de 10 minutos por vídeo (na prática, 10min59s, ou seja, pode ser até quase 11 minutos).

Antes o limite no YouTube era de apenas 100 MB, foi para 1 GB para ter vídeos melhores, e agora 2 GB. Vários vídeos em alta qualidade, mesmo curtos em duração, passam facilmente de 1 GB no arquivo.

Ao mesmo tempo, o Gmail aumentou o limite de tamanho de anexos: de 20 para 25 MB. É pouca coisa mas ajuda a mandar mais fotos por email, ou guardar coisas maiores.

Na prática não é legal ficar usando email para guardar arquivos grandes. Os emails são salvos em textos, e emails grandes prejudicam o desempenho do leitor de emails e/ou do banco de dados para guardá-los. Os anexos são convertidos em textos, como você pode ver facilmente em arquivos .eml do Outlook. Abra um .eml no bloco de notas e verá, os anexos ficam convertidos em textos… E com os outros serviços de email, normalmente não é diferente.

Seria melhor carregar o arquivo para sites de upload e download (como Mediafire ou Rapidshare) e enviar o link para a pessoa, principalmente quando for pra muita gente – assim menos dados trafegariam pela rede na forma de emails com anexos, “otimizando” a internet se todo mundo fizesse isso. Para arquivos importantes, poderia ser usada uma senha criptografando inclusive os nomes de arquivos, coisa que dá para fazer com o WinRAR.

O limite de 25 MB por email se aplica apenas ao Gmail, naturalmente vários outros provedores fornecem limites menores, de 10 MB ou menos. Nesse caso, se você enviar mensagens grandes elas podem voltar, para isso seria melhor enviar de Gmail para Gmail.

comments powered by Disqus