Não existe hospedagem ilimitada! PONTO!

Conhece a Digital Ocean? Tenha VPS em cloud pagando a partir de US$ 5 por mês! Cadastre-se pelo meu link de afiliado aqui e ganhe US$ 10! Dá para testar o plano mais básico por 2 meses, ou o segundo por um... Existem várias distros Linux pré-configuradas, muitos tutoriais de instalação dos serviços web e um excelente suporte. O serviço é rápido e estável, tenho gostado muito! Vale a pena conferir e resgatar os seus 10 dólares de crédito ao ativar sua conta. Eles aceitam PayPal ;)

por Marcos Elias

Fato. Não existe hospedagem ilimitada de sites e blogs. Todas as que anunciam que seus recursos são ilimitados estão usando uma clássica estratégia de marketing. Eles não impõem limites imediatos, permitem que os clientes usem enquanto der… Mas não fornecem recursos infinitos também. Uma hora a casa cai. Se o site crescer, será convidado a fazer upgrade para planos mais caros. E se não quiser, será convidado a se retirar…

É bem parecido com quase tudo o que promete ser ilimitado. Lembra bem o ramo de telefonia móvel (né TIM, Claro, Vivo, Oi…?!). Ilimitado com asterisco e letrinhas miúdas, que nem sempre os sites colocam. Ilimitado de mentira. Ilimitado com restrições. Ilimitado com exceções. Ilimitado com limites. Ou seja, nada de ilimitado de verdade.

Hospedagem ilimitada: espaço e transferência

O fornecimento de hospedagem ilimitada normalmente é anunciado como “espaço ilimitado” e “transferência ilimitada”. Espaço ilimitado é o espaço que o site poderia ocupar no servidor, que nesse caso seria “sem limites”. Um site simples pode ocupar 10 MB, enquanto que sites mais complexos chegam facilmente na casa das centenas de MB. Alguns passam dos GB, especialmente sites que são bastante ativos e/ou permitem o upload de dados pelos usuários, como fotos e vídeos. Imagine um fotolog ou rede social, onde a todo instante novas fotos são carregadas, e as antigas não podem ser apagadas… Cada vez mais o site ocupa mais e mais espaço.

Imagine hospedar um site de vídeos num provedor de hospedagem que promete hospedagem ilimitada. Uma hora o site gastaria centenas de TB de dados… A empresa não daria conta, teria que contratar muitos outros dispositivos de armazenamento para atender aquele cliente… E não teria como manter os custos operacionais pelo valor da “hospedagem ilimitada” inicialmente contratada. Resultado: ofereceriam um dedicado ou servidor virtual (bem mais caros) ou expulsariam o site do serviço – normalmente retirando-o do ar primeiro para avisar depois, que é o que quase todas fazem.

Algumas empresas restringem o tipo de arquivo que os sites podem guardar. Alguns planos oferecem “espaço ilimitado” mas proíbem arquivos de vídeo ou música, por exemplo. Só nisso já se vê que não é tão ilimitado assim como a propaganda dizia… Há limites.

A outra questão crítica fica por conta da transferência de dados. Cada vez que uma página é acessada há troca de dados entre o cliente e o servidor. O download dos códigos da página, das imagens, scripts, CSS etc tem um custo. Não sai de graça. Quanto mais gente acessar o site, mais potente precisa ser a estrutura de rede da empresa. E maior precisa ser o link dela com a internet (uma banda larga muito larga, corporativa, capaz de transferir muitos dados simultaneamente).

Numa breve analogia, imagine uma conexão que pode enviar dados a 10 MB/s (valor inferior aos dos servidores, mas serve para análise). Com 10 clientes baixando 1 MB cada um em um segundo essa conexão estaria esgotada (supondo que eles tenham conexão rápida o suficiente). Se 11 pessoas tentarem baixar 1 MB cada uma (a 1 MB/s), 10 conseguirão (porque o link do servidor seria de 10 MB/s), e a décima primeira precisaria esperar a transferência das outras terminar – é aí que o site começa a ficar lento!

Nota: exemplo para fins didáticos. Na prática a maioria dos servidores reduziriam a velocidade de transferência para todo mundo, permitindo acomodar mais um cliente. Só que nenhum deles conseguiria mais baixar a 1 MB/s. Para que o décimo primeiro conseguisse baixar no primeiro segundo, todos (alguns, pelo menos) precisariam baixar a uma taxa mais lenta, levando mais tempo para completar o carregamento da página.

Na prática os números não são exatos porque cada cliente baixa numa velocidade variável, mas acho que deu para entender. Cada serviço de hospedagem tem um link limitado com a internet. Imagine um cano bem grosso por onde pode passar água. Quanto mais grosso, mais água passa. Mais clientes são atendidos. Se colocar mais clientes sem aumentar a grossura, a coisa complica: a água começaria a ser distribuída mais devagar para cada um deles. Aí os sites ficam cada vez mais lentos que uma hora se tornam virtualmente inacessíveis. Se um cliente abusar da banda (tendo um site muito acessado) ele começaria a prejudicar os outros sites hospedados no mesmo servidor ou empresa. E a empresa não deixaria isso barato, chegaria no cliente e avisaria que ele está consumindo muitos recursos… Ou seja, transferência ilimitada coisa nenhuma.

A parte que não te contam: processamento, memória…

InfinitoAlém do espaço em disco e limite de transferência mensal ou largura de banda há outros limites físicos: processamento, memória… Cada instância do servidor web que é aberto pode ser considerado como um programa – e normalmente é um programa, ou uma instância ou um thread de um programa. Eles ocupam o processador do servidor. E ocupam memória RAM. Quanto mais gente acessando o site, mais instâncias são abertas e… Mais memória e processamento são usados. Chega uma hora que o processador fica ocupado: novas solicitações precisam esperar ele ser liberado – a mesma coisa com a RAM. Na prática tudo fica mais lento: mu‏ita gente acessando um site pode ser visto, pelo lado do servidor, como uma pessoa abrindo várias janelas de programas num desktop. Chega uma hora em que tudo fica lento até que fica impraticável usar. Não existe processamento nem memória “ilimitados”.

Servidores geralmente têm muita memória e processadores potentes. Mas eles não são ilimitados. Para atender muitos usuários é necessário usar muitos servidores. Coisa que não dá pra bancar com os planos de hospedagem ilimitada baratos que existem por aí. Daí vêm os servidores dedicados, onde o processador e memória são reservados para um único cliente (em vez de serem compartilhados com centenas ou milhares). Ou os servidores virtuais, que são máquinas virtuais rodando num servidor ou estrutura de servidores. Entram clusters ou a moda da cloud computing, computação em nuvem… Tudo isso muito mais caro do que os planos de hospedagem ilimitada.

Cá entre nós, algumas empresas podem oferecer “espaço e transferência ilimitados” mas barrar o uso de processamento e memória. Grande coisa. Como aproveitar o espaço e transferência sem limites se o site não poderá usar recursos ilimitados?!

Hospedagem ilimitada de verdade não existe

Portanto, não se engane: HOSPEDAGEM ILIMITADA NÃO EXISTE. Na menos pior das hipóteses algumas empresas não estabelecem um limite (ou ao menos não divulgam). Só que seu site crescer e começar a prejudicar os demais sites no mesmo servidor a coisa fica feia. Eles lhe oferecerão planos mais caros (invalidando o anúncio da “hospedagem ilimitada”) e/ou mandarão você cair fora, deixando seu site fora do ar…

Quando contratar um serviço de hospedagem ilimitada, tenha isso em mente. A estrutura pode ser muito boa e realmente funcionar sem cobranças por uso de espaço ou alto tráfego. Existem ótimas empresas que vendem “hospedagem ilimitada” e cumprem o que prometem na maioria dos casos. Mas se seu site começar a crescer muito uma hora barram. Ou fica tão lento que o cliente desiste da empresa, o que na prática é a mesma coisa.

publicidade
comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Marcos Dias escreveu

    Parabéns pela matéria… bem esclarecedora para aqueles que acreditam que todos são santos milagreiros e que também para aqueles que adotam a “Lei do Gerson”! rsrssss

  2. Geovane escreveu

    Atualmente estou usando a Cirtrox hoje tenho mais de 70 GB em fotos e vídeos, espero que não enfrente problemas.

  3. escreveu

    Não aconselho a ninguém a procurar esse tipo de hospedagem, na verdade é muito melhor você pagar por uma hospedagem limitada onde você tem controle do limite do que pode ser usado. Sem mais!

  4. escreveu

    Olá Marcos, esta matéria é muito útil para informar as pessoas, gostaria de vincular esta matéria em meu site pois ofereço hospedagem web e se caso permitir, deixarei no rodapé da matéria seus créditos e links para esta página! por favor aguardo um retorno!

  5. escreveu

    Muito Obrigado , estava procurando algo que explicase isso com mais detalhes . Posso me basar na sua informacao para escrever algo para o meu site ? logicamente eu deixaria os creditos para o seu site .

    Muito obrigado .