Produtividade: Pesquise mais rapidamente nas páginas da web

Esta série de posts curtos trará dicas bem rápidas para aumentar a produtividade. Normalmente o foco será nos principais sistemas operacionais do mercado (Windows, Mac e Linux), mas uma ou outra poderá ser específica. Com estas dicas você pode poupar tempo no dia-a-dia!

por Marcos Elias

Vejo muita gente leiga que não sabe que os navegadores podem pesquisar textos nas páginas abertas. Na página atual, como esta que você está vendo. Normalmente basta teclar CTRL + F (CTRL junto com F) e sair digitando o que quiser. Pode ser um nome, um trecho de palavra… No Mac normalmente é Command + F.

Funciona na maioria dos navegadores. Alguns não fazem diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, ou palavras com acentos… Para mim o melhor para esse tipo de busca é o Chrome, enquanto que um dos mais frescos na configuração padrão é o Firefox – que considera acentos nas buscas.

A dica para aumentar a produtividade é simples, pura lógica: pelo menos nos navegadores que fazem pesquisas parciais (tanto o Chrome como o Firefox) você não precisa digitar as palavras inteiras. Basta um trecho!

Se o que você quer achar estiver láaa embaixo, ou for algo que se repete muito… Você pode pegar um trecho que saiba, que tenha certeza absoluta que existe no texto.

Por exemplo, ao buscar por tecnologia embarcada num artigo grande. Se você digitar apenas tecnologia provavelmente terá várias outras ocorrências, o mesmo pode ocorrer com embarcada. Digitar tecnologia embarcada vai lhe tomar alguns segundos. Voce pode pegar o final da primeira palavra e o começo da segunda. Provavelmente o navegador encontrará rapidamente o item desejado!

No caso bastaria digitar no campo de busca ia embar, ou gia emb, algo assim. Retirando de:

tecnologia embarcada

Só com esse exemplo fica até meio bobo de ver, mas na prática os efeitos serão maravilhosos!

Em vez de digitar computador completo na busca, bastaria digitar or comp
Em vez de digitar notícias recentes, bastaria digitar ias rec

E por aí vai!

Você pode poupar entre 1 a 5 segundos na maioria das consultas, chutando por cima, pelo que percebi aqui. Chega a bem mais em outras palavras, já que em muitos casos bastam duas ou até mesmo uma letra de cada!

Experimente fazer isso quando for buscar algo numa página da web que já esteja aberta!

Dica para o Safari: o Safari não faz buscas parciais por padrão. Você pode mandar ele fazer essas buscas clicando na lupinha do campo de busca, e marcando então Contém em vez de Começa com:

Isso fará com que ele passe a usar a busca por trechos dentro das palavras mesmo, permitindo que você faça a busca aproveitando o final de uma com o começo da outra.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Jorge Wagner escreveu

    Marcos,
    gosto (e uso) o Firefox, Chrome e Opera.
    Escolho qual vou usar de acordo c/ o que vou fazer na Web, pois, infelizmente, um tem o que os outros 2 não tem.

    Sobre o que vc explica aqui, eu já conhecia e é uma ótima dica p/ quem não a conhece.

    Uma outra coisa sobre buscas que o Opera faz (acho que somente ele), é procurar palavras que estavam contidas em um texto nalguma página que vc leu e já fechou.

    Tipo assim:
    Se eu li aqui “Vejo muita gente leiga”, fechei a página e depois preciso retornar a esse texto, basta lembrar dessa, ou alguma outra frase, digitá-la no campo de endereços que o Opera mostrará em qual link ela estava, mostrando tbm outras palavras que fazem parte da referida frase, completando-a.

    Nota:
    O Opera perde p/ o Firefox numa praticidade, mas dá p/ usar um macete p/ ganhar tempo.
    No Firefox, basta sair digitando a palavra que ele já a indica na página, não havendo necessidade de teclar Ctrl e F. É só configurar o navegador p/ tal.

    O Opera não faz isso, mas se teclar o ponto final e depois digitar a palavra, ele a localizará, economizando assim uma tecla.

    Um abço.

  2. escreveu

    Opa, valeu pelas adições Jorge Wagner :)

    Realmente dá pra aproveitar isso, os navegadores costumam pesquisar no conteúdo das páginas visitadas que estão em cache mesmo… Bem direto!

    Abraços