Como conectar o Speedy no Ubuntu? (ou outra conexão ADSL)

por Marcos Elias

No Ubuntu 9.04 é mais fácil configurar a conexão ADSL, devido melhorias no gerenciador de conexões utilizado em si.

Clique com o direito no ícone dos computadorezinhos pretos na área de notificação, próximo ao relógio, e escolha Editar conexões.

Vá para a aba DSL, clique no botão Adicione. Aparecerá uma tela bem intuitiva para preenchimento dos dados da conexão ADSL. Em “Nome da conexão” digite algo que te lembre ela, como “Speedy” por exemplo. Coloque o nome de usuário do provedor (como internet@speedy.com.br) e a senha (internet, caso use esse login nas conexões da Telefonica).

Se quiser, marque a opção “Disponível para todos os usuários” (é bom caso tenha outras contas na máquina, assim como seria no Windows).

Clique em Aplicar e forneça sua senha, se o UAC Ubuntu pedir.

A conexão está configurada. Agora para conectar é só clicar no ícone dos computadorezinhos (rede) (com o botão normal do mouse), e escolher a conexão pelo nome que você deu. Simples assim :)

Passou o tempo em que conectar ADSL com autenticação no Linux era algo complicado ou tinha que usar o prompt de comando (como o pppoeconf).

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Ade escreveu

    Grato.Estou entrando no universo linux agora,via Ububtu, e esta dica ajudou bastante!!!
    Grato 8)

  2. Clau escreveu

    Perfeito, era disso que eu estava precisando… antes só havia encontrado milhões de comandos dificílimos de entender…muito didático, parabéns :D