Audacious: player leve sem frescuras para Linux

por Marcos Elias

Gosto de players de música simples: playlist, recursos básicos e só. Vivia usando o Winamp com skin clássico. Mas cansei de ver o Winamp apagar a playlist toda ao ser chamado por algum aplicativo. Isso junto com outros desejos me fez partir para a criação de um player, daí saiu o Mondego.

O Mondego não é para todo tipo de usuário. Ele não pretende imitar um aparelho de som físico nem ter a carinha dos outros players, como Windows Media Player, nem gerenciamento de mídia como nas versões atuais do Winamp, Amarok, Banshee, etc. Ele é um player básico, com visual básico. Mas grava webrádios, mostra as últimas tocadas, embaralha a lista e toca até o fim sem repetir… :D

Só tem um pequeno “grande” problema: o Mondego só existe para Windows. Não tem pra Linux, não tem pra Mac. Por enquanto…

Enquanto ele não fica pronto para Linux (ou pra Mac, já que uso os 3…)… Estou gostando bastante do Audacious:

audacious player linux

Ao teclar J temos uma tela separada para busca nos arquivos:

audacious jump list

Fica a dica então de um player leve e sem frescuras para Linux: Audacious. Já usei ele por um tempo. Ele é um fork do Beep Media Player (BMP), que por sua vez foi um fork do XMMS. O XMMS é um player antigo com o visual inspirado no Winamp clássico. Usei muito ele no tempo do Kurumin… Saudades! Assim como o Mondego, ele não é para todos: quem deseja uma biblioteca avançada, um visual bonitinho com skins enfeitados e tudo mais, provavelmente não gosta dele também.

Procure por audacious no gerenciador de pacotes da sua distro para instalá-lo.

E o Mondego Player?

Pretendo portar o Mondego para Linux, mas ainda não tenho previsão de quando farei isso. A migração do Delphi para o Lazarus nele envolve muita coisa, que não dá para fazer atualmente no meu tempo. O Mondego foi escrito do zero. Ele usa a biblitoeca proprietária Bass. Na migração para Linux (provavelmente usando o Lazarus mesmo) daria para continuar com o Bass, mas provavelmente eu iria atrás de um backend open source.

Até que eu comece a trabalhar no meu player pro pinguin, ando usando o Audacious (se bem que também gosto de rodar o Mondego com o Wine… Trocando o esquema de som nas opções do Wine, ele funciona bem).

A versão para Windows feita com Delphi continua na ativa. Pode parecer que ele não anda recebendo atenção, mas é que não tenho muito no que mexer por enquanto. Ele está bom :D E os comentários no Baixaki confirmam. Embora seja “dev preview”, não considero nem beta ainda, já que soltei na forma de “rolling release”.

Ando trabalhando num meio melhor para a busca na playlist, tornando-a mais rápida. Embora funcione, ela não é otimizada, em alguns computadores lentos ou com playlist enorme ela fica muito lenta. As outras atualizações são leves, pequenas, não graves, então ainda não atualizei o programa público. A última versão pública foi solta no final do ano passado, contando com a possibilidade de rodá-lo sem instalação em outros PCs (portable).

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. raimundo Santos raitech escreveu

    ótima exploração, ele é leve o suficiente e eficaz o suficiente pra bater de cara com amarok, rythmbox e esses gordurosos players.

    Pra quem gerencia as músicas só com nomes de arquivos e diretórios ele vai como uma luva!

    E no windão eu recomendo o foobar2000, levíssimo e eficaz.

  2. escreveu

    Cara, vou baixar qualquer hora algum arquivo desses, vc é o único que conheço que cita essas extensões doidas haha

  3. Luiz escreveu

    O mondego é um play fantástico, apesar de sua simplicidade, aliás isso é o bom dos grandes aplicativos, mas não consegui fazê-lo funciona no wine. Honestamente falando, não senti muito sua falta porque deixei de vez o windows e os players do pinguin são simples, facéis de usá-lo e têm boa qualidade. Espero que saia uma versão do Mondego para o Linux.

  4. Felipe escreveu

    O Audacious é fantastico.
    No windows o AIMP é quem vence a batalha dos playes, levissimo e poderoso.