Som baixo no Ubuntu, openSUSE ou outro Linux? Veja como resolver

Atualizado em 2010-07-16 ao passar por isso no openSUSE 11.3

por Marcos Elias

Se o som está muito baixo no Ubuntu… Veja como tentar resolver. Na maioria dos casos pode ser isso. Já vi no OpenSUSE também e em várias outras distros.

Abra o terminal (ou console) e digite sudo alsamixer. Em outras palavras, rode o alsamixer como administrador (root).

alsamixer

Para se mover entre os controles use as setas de direção do teclado, para esquerda e direita. Para abaixar ou aumentar o volume de um item, use as setas para cima e para baixo.

Como as aplicações de som geralmente têm seu próprio controle de volume, além de um gadget que fica perto do relógio do sistema, vale deixar o master (o primeiro controle) tudo no máximo.

Se quiser, deixe os outros também altos, se experimentar problemas depois volte aí e ajuste novamente.

Se você for rodar o alsamixer ou sudo alsamixer pela tela do “Executar”, marque para executar em terminal.

Não sei porque raios geralmente o master fica muito baixo no Ubuntu (e seus derivados, Kubuntu, Xubuntu, etc), inviabilizando qualquer atividade que envolva som, desde ouvir música no player ou em sites da web. Ainda falta muita coisa pro Linux agradar usuários básicos de Windows, depois reclamam que o sistema é bom, estável, etc… :P De que adianta ser bom e estável, livre, ter muitas apps, se o usuário comum que acaba de chegar nele não consegue ouvir música porque o volume está praticamente mudo??? Mesmo aumentando tudo no controle de volume da barra do sistema, o que é ridículo!!! Alsamixer? O que é alsamixer? Só o além poderia ditar “abra o alsamixer num console…” para um novato, de outra forma ele ficaria perdido. Se não tiver internet então… Ah Linux. Você tem que aprender muito no ramo de experiência de usuário ainda. O conjunto todo é bom, mas essas pequenas coisas se tornam grandes quando impedem o uso do sistema por quem está começando. E a primeira impressão pode ser a que fica. De certa forma o Linux nos desktops merece o pouco espaço que tem. O Linux quer isso. Pode me xingar, isso não vai mudar a opinião de quem testou o sistema e não conseguiu usar (não estou falando por mim… amo e uso Linux… principalmente nos servidores :P).

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Augusto Cesar Righetto escreveu

    Tem outro jeito para aumentar o volume sem precisar ir para o alsamixer. No karmic o controle de volume padrão não deixa o volume ficar realmente em 100%. Não sei por que a Canonical optou por essa restrição, mas suponho que deva ser para preservar os alto-falantes de alguns computadores baratos.

    Para colocar o volume realmente em 100% é só clicar com o botão da direita no ícone de ajuste do volume (aquele do lado do relógio) e escolher a opção do menu ‘Sound Preferences’. Veja o ajuste de volume ‘Output volume’, é possível aumentar ele mais que 100%. Perceba no entanto que a restrição de volume retorna ao se ajustar novamente o volume pelo controle padrão .

  2. escreveu

    Valeu pela dica que resolveu o problema. Foi a primeira vez que tive esse problema, apesar de utilizar o Ubuntu já há um tempo…

    Já estava pensando e formatar e reinstalar…Gosto de ver filmes e ouvir músicas no PC…

    Muito obrigado

  3. escreveu

    Aqui no opensuse, no terminal e com alsamixer aberto tive que apertar “F6” e selecionar minha placa correta pois o suse a tinha configurado por “default” e assim sendo eu nao conseguia utilizar os atalhos do teclado, simplesmente nao pegava ahahahah fica a dica :P

  4. Alex escreveu

    Eu conhecia essa solução. Ela resolve, mas é um quebra-galho porque quando você desliga a máquina e liga novamente tudo volta a ser como antes. E outra, o ideal seria que todos os controles de som aparecessem ao ser acessado o kmix pela tray. Era assim antes! Engraçado que esse problema não existia, pelo menos até a versão 10 do Fedora; só depois começou com essa frescura! Como você, adoro Linux e devo concordar; Linux para Desktop merece o pouco espaço que tem hoje.

  5. Helio Slomski escreveu

    Valeu a dica, não conseguia aumentar o som no opensuse 11.04 e funcionou direitinho a dica. Como o Dennis falou, o opensuse detectava a placa defalt. foi só selecionar com f6 a placa correta para tudo voltar ao normal.