Linux e o MP3

“Linux é uma porcaria. Não toca minhas músicas!”

Cansei de ouvir isso de amigos ao tentar indicar algumas distros para eles. Cansei de perder tempo instalando o Ubuntu em dual boot com Windows e ter que voltar depois na casa das pessoas para formatar e colocar Windows no HD todo, porque os amigos reclamaram que o Ubuntu ocupou espaço demais e eles não usavam. Até explicar como fazer e o motivo pelos quais os codecs não podem ser inclusos na maioria das distros… Bom, deixei os amigos com seu Windows mesmo e parei de recomendar Linux para todos… Não me ofereço para instalar para amigos porque vou ter um trabalho dobrado, reinstalar o Windows depois. Claro, continuo apoiando quem quer usar e gosta do sistema, mas jamais isso pode ser visto como algo forçado. Quem descobre as maravilhas do Software Livre normalmente as descobre por conta própria.

Bom, talvez frases de xingamentos como essa estejam perto do fim, pelo menos para os usuários de Ubuntu. Uma opção durante a instalação permitirá ativar os repositórios de softwares não livres, facilitando exponencialmente a instalação de programas deles depois.

Isso deverá vir no Ubuntu 10.10, se os planos não forem mudados. Afinal o Linux nunca vai ser popular nos desktops se dificultar – como dificulta – a utilização de codecs para formatos de arquivos comuns. Esse não é o único problema, mas é um dos mais comentados. Por isso distros como o Mint e outros remasters do Ubuntu fazem um certo sucesso, já vêm com tudo pronto.

(a tela acima peguei no post do André Gondim, que publicou várias telas da instalação do alpha do Ubuntu 10.10; veja também meu post no GdH)

Ah… Por mais contraditório que possa parecer, eu uso Windows 7 no desktop e Windows XP no netbook, porque não consegui me satisfazer com nenhuma distro ainda. Mas nos servidores o CentOS (aka RHEL pirata, como brinco rsrs) ou Debian vão bem, obrigado, e não os tiro de lá por nada!

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Mateus Azevedo escreveu

    É, realmente não adinta. NÃO TEM como explicar isso pra algum usuário.

    E pensar que o windows não toca quase nada também nativamente, se não fosse os “codec packs” da vida, muita gente também teria problemas.

  2. escreveu

    Pode crer haha. Uma das primeiras coisas que faço quando instalo o Windows é ir atrás dos pacotes de codecs, senão nada feito, nem só de MP3 se faz o mundo…

  3. escreveu

    Meu Linux Toca bem melhor Mp3 e vídeos em Blu-ray do que o Windows (Adoro O Linux) sem comparaçao com o Windows!

  4. escreveu

    realmente, Linux é 5623784562375624350184375873456x melhor que o Ruindows eXtreme Problem XD

  5. Fernando escreveu

    Trabalhei com Windows deste 1998, no final de 2008, removi completamente o windows do meu HD, instalei o Ubuntu, sofri por 30 dias até me acostumar… Agora, não quero Windows nem “pintado de ouro”… Para realmente aprender a gostar de Linux, deve-se cortar o mal pela raiz.REMOVA O WINDOWS COMPLETAMENTE, pesquise na Net a cada dúvida que surgir, vc verá que tem solução pra tudo. Tenho 3 pc’s todos com Ubuntu 10.10, um no trabalho, um no meu quarto e outro para as crianças.Linux só não serve para preguiçoso, pois só se aprende lendo e pesquisando na Net…

  6. escreveu

    Eu estou “quase lá” rs… Uso o Windows para jogos, ñ tenho como não usar. E como muita gente usa, faço programas para Windows, coisa que não deverei largar tão cedo – embora não trabalho profissionalmente com programação/desenvolvimento. Mas cada vez mais as distros atuais estão mandando muito bem.