Linux tem o dobro do market share do Windows?!

por Marcos Elias

Quem diria: Linux com o dobro do market share do Windows? Haha. E não é mentira.

Tradicionalmente medido em estatísticas (potencialmente fajutas) com meros 1 ou 2% do mercado de sistemas operacionais para desktops, o Linux inverte o jogo e domina no ramo de servidores. Mas não é só isso: há um sistema bastante popular que roda sob Linux… Se você não tem um aparelho com Linux, provavelmente conhece ao menos alguns amigos que têm.

O Android. Smartphones e tablets Android. Android é o sistema operacional mobile do Google. Só que ele é Linux! Ele é baseado em Linux. Ele roda o kernel Linux, com as ferramentas do projeto GNU e tal (eu evito ficar escrevendo GNU/Linux por costume, embora seja uma forma melhor para garantir o reconhecimento).

Se você não sabe o que é Linux ou tem dúvidas sobre os conceitos básicos, confira minha apresentação de Linux para iniciantes:

http://www.explorando.com.br/apresentacao-linux

Linux tem o dobro do market share do Windows…

… em dispositivos de computação pessoal, incluindo aí smartphones e tablets (que são basicamente computadores com processadores e sistemas diferentes).

Com dados resumidos do IDC, só o sistema do Google (que usa Linux por trás da tela) é responsável por 42% de participação no mercado destes dispositivos. O da Microsoft fica com cerca de 20%. Há alguns anos o domínio da Microsoft era quase total: 95% em 2004, há quase 10 anos (o Explorando é de 2005, logo faz dez anos, falta pouco :P).

O Windows ainda domina nos computadores e notebooks pessoais com grande folga, é verdade! Porém nem todo mundo fica mais usando todos esses computadores por tanto tempo hoje em dia. Boa parte do uso da internet e de outros apps são feitos em tablets e smartphones. E é aí que o Linux entra: há 10 anos ele não estava presente na vida das pessoas “comuns” como hoje. Há 10 anos só nerds/geeks usavam Linux em casa. Hoje você, sua tia e sepa sua avó usam Linux diretamente, caso tenham algum aparelho com Android. O mundo dá voltas.

Isso contando basicamente o Android, hein… Preciso ver se inclui o Chrome OS também ou não, que é do Google e também roda em Linux… Provavelmente inclui, já que a tabela categoriza por fabricante, e não sistema (comparando Microsoft/Google/Apple/outros). Há outros sistemas mobile baseados em Linux que estão chegando ou quase para chegar ao mercado, como o Firefox OS, Sailfish/MeeGo, Ubuntu em telefones e tablets… Sem contar o Steam, que já angrariou muitos usuários de distros Linux em geral. E o Steam Box rodará Linux… Fora outros projetos menores, como o tablet do KDE com Plasma Active.

É, as coisas estão mudando para o pinguim. O que era feio, difícil de usar e incompatível com coisas tão básicas como músicas mp3, agora manda bem em uma série de dispositivos domésticos.

Basicamente o Android e Chrome OS podem ser considerados distribuições Linux, que vêm com sistemas de gerenciamento de software próprios e componentes personalizados, como interfaces gráficas diferentes (adaptadas ou projetadas para toques, por exemplo). No fundo, no fundo, o kernel é Linux. As ferramentas básicas são Linux. O modo de administrar o sistema (com acesso de root) é exatamente o mesmo de um Linux qualquer.

Via Tom’s Hardware

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. =) escreveu

    Marcos, meus parabéns!

    Suas apresentações são demais, além de interessantes, bem elaboradas, simples (quelquer um que lê entende facilmente), mostra o tamanho da sua inteligência e potencial, você deve investir nisso (se é que já não investiu) você tem o dom de explicar as coisas muito bem explicadas (não sei falando, mas escrevendo é ótimo)

    Conserve e aprimore isso! Você vai longe!

    Abraços.

  2. Danilo escreveu

    Oi,Marcos Elias,sei que o que vou perguntar não tem nada haver com o assunto da matéria em questão,mas o que eu queria saber é o que aconteceu com o hardware.com.br,antigo guia do hardware?

    Eu sei que você era o único que estava ainda escrevendo para o site,e havia várias pessoas indagando sobre o que havia ocorrido com o Morimoto que estava sumido,porém já alguns dias o site está fora do ar,e saiu sem dizer nem almenos um tchau.

    Peço desculpas por estar tocando este assunto aqui mas não consegui obter essa resposta em nenhum outro lugar.Oi,Marcos Elias,sei que o que vou perguntar não tem nada haver com o assunto da matéria em questão,mas o que eu queria saber é o que aconteceu com o hardware.com.br,antigo guia do hardware?

    Eu sei que você era o único que estava ainda escrevendo para o site,e havia várias pessoas indagando sobre o que havia ocorrido com o Morimoto que estava sumido,porém já alguns dias o site está fora do ar,e saiu sem dizer nem almenos um tchau.

    Peço desculpas por estar tocando este assunto aqui mas não consegui obter essa resposta em nenhum outro lugar.

  3. Marcos Elias escreveu

    Fora do ar? O site continua no ar pra mim… Normal. Pode ter sido algum problema de DNS ou nas suas rotas de acesso…

    Sobre a falta de atualizações, nesta semana estou lotado de problemas pessoais e precisei me afastar da internet quase que por completo. Devo voltar normalmente na segunda-feira.

    :)