O que fazer se o Iniciar não abrir, nem as pastas, nem o desktop…

por Marcos Elias

Se o Windows Explorer ou o Explorer do Windows travar (não o IE! Estou me referindo ao ambiente do Windows), você pode experimentar matar o processo e reabri-lo.

Não é incomum depois de algum game ou aplicação exótica o Explorer parar de responder: barra de tarefas fica sem responder aos cliques, Iniciar não abre, desktop não funciona… Apesar do ALT+TAB funcionar e os programas abertos também.

Simplesmente dê CTRL + ALT + DEL. abra o gerenciador de tarefas. Vá para a aba Processos. Localize explorer.exe. Clique nele com o direito, e clique em Finalizar processo. Repita a operação para todos os explorer.exe que tiver na lista. Não se assuste: a barra de tarefas vai “sumir” temporariamente.

Ainda no gerenciador de tarefas, clique em Arquivo > Nova tarefa. Digite explorer e dê OK. O Explorer deverá ser aberto e o Windows volta a responder.

Se não resolver seu problema, experimente salvar os dados e reiniciar mesmo.

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Richard escreveu

    Esta dica não funciona em XP com barra de tarefas travada.
    Basicamente, ao iniciar qualquer aplicativo que tente criar janelas, ele fica travado até a barra de tarefas destravar.

  2. Gil Queiroz escreveu

    Marcos Elias, outra dica é dar Ctrl+Alt+Del > Arquivo > Nova Tarefa, vai abrir a caixinha de diálogo, clica em Procurar… > vai abrir a pasta do Administrador ou Usuário atual. Aí é só clicar em qualquer pasta que o Explorer abre novamente sem crise. Se gostou, fala aí, gosto de compartilhar conhecimento.

  3. escreveu

    cq_global@hotmail.com
    Trabalho na assistência técnica de uma empresa de informática em Teresina-PI, na semana passada aconteceu algo estranho e interessante, recebemos vários pc´s e notebook de clientes, todos com a mesma reclamação. Entra o sistema, mas não abre nenhum aplicativo, de inicio fizemos os procedimentos, Ctrl+Alt+Del e o msconfig para tentar ver os processos, não tivemos sucesso nesse comando com sistema em modo normal, mas em modo de segurança conseguimos entrar no msconfig etc, estranho que em modo seguro ainda, não achamos nada estranho nos processos e o sistema aparenta está normal, já pesquisei na internet mas não achei nada sobre o assunto, se alguém tiver com mesmo problema ou souber de alguma ameaça virutal nova e como solucionar compartilhe a idéia, aguardo respostas.

  4. Vinicius L. escreveu

    Tudo bem… Mas como resolver isso de vez, como faço para isso nunca mais acontecer? Tem horas que meu PC as pastas não abrem, o word não salva o menu iniciar não pesquisa nada. Ai eu tenho que clicar no painel de controle, que tbm não abre, e parar o processor de “abrimento” dele para tudo voltar ao normal

  5. Paulo Tuxen escreveu

    Boa noite,

    Obrigado por essa dica, meu desktop sumiu do nada . Salvaram meu trabalho. Vocês são flóridas !

  6. escreveu

    Veja meu caso. O Desktop não abria. E o engraçado é que tudo funcionava. Bastou eu encostar a mao no mouse e todos os icones sumiram do nada. Mistééério….

    Tentei de tudo. Todas as opções falharam:

    – Tentei apertar F8 na inicialização e escolher a opção “ultima configuraçao valida” Nao resolveu
    – Tentei modo de segurança (continuou sem entrar no desktop)
    – Restaurei para datas mais antigas. (Problema persistiu)
    – Tentei abrir o processo explorer.exe pelo gerenciador de tarefas. (nao funcionou)

    Acho que nada mais surte efeito. Só a boa e velha formatação.