Decepções com a placa Gigabyte H61M-DS2 e um software comilão de RAM

por Marcos Elias

Se quiser ir direto para o link do programa que lota a memória para testar até onde seu sistema aguenta, clique aqui.

Um desabafo: pô, Gigabyte…

Estive passando por apuros esses dias (na verdade ainda acho que estou, mas… tá melhor do que antes). Decidi trocar meu bom e velho Core 2 Quad Q8200 por um Core i3. Não tinha tanta necessidade, mas alguns jogos me fizeram optar por isso, especialmente simuladores de ônibus como o OMSI e o Bus Simulator 2012. No C2Q não posso usar muitos veículos nem pessoas nos AIs, senão fica tudo lento (se bem que nem num i7 ele roda no máximo com fluidez, é um simulador meio amador e mal otimizado…).

Dado meu entusiasmo por rodar o OS X como hobby e curiosidade, optei por pegar uma placa Gigabyte, já que a compatibilidade dela com o Mac é muito maior (antes estava com uma Asus P5KPL/1600). Sem querer gastar muito peguei a Gigabyte H61M-DS2 (LGA 1155) e o Core i3 2100 (dual core, 3,1 GHz, bem melhor que o Core 2 Quad Q8200 de 2,33 GHz). Em termos de desempenho para meu uso é mais do que o suficiente. Os outros componentes reaproveitei, como os HDs, fonte, placa de vídeo, etc. Só que eu não sabia a dor de cabeça que viria pela frente.

caixa gigabyte h61m-ds2

Comprei ela com 4 GB DDR3 da Kingston, aparentemente falsa. O memtest e o verificador do Windows não identificaram erro nenhum, mas… O PC simplesmente ficou instável. Não dava 10 minutos de uptime, pronto: crash. Tela azul da morte. BSOD. Linux? Mal conseguia iniciar a interface gráfica. OS X? Curiosamente a estabilidade foi maior, mantinha uptime por várias horas (perto de menos de meia hora do Windows 8, Windows 7 ou Linux). Mas ainda assim dava mais kernel panic do que o normal (considere normal um KP ou outro ao rodar o OS X em PCs).

Troquei a memória por outra Kingston, aparentemente original. O problema continuou. Fiz todo teste que você possa imaginar: com placa de vídeo on, com placa de vídeo off, com as duas ativadas (sim, dá pra ligar a do Sandy Bridge junto com uma PCIe!), com um pente de memória no slot 1, com o mesmo no slot 2, com o segundo no slot 1, com o segundo no slot 2… Com os 2 juntos, com outra fonte, sem HD nenhum, com Linux via pendrive… Em todos os casos o computador iniciava aparentemente sem erro nenhum, mas não ficava estável. Parecia que o problema surgia ao acessar algum endereço da memória acima de certo ponto. Instalei e reinstalei o Windows mais de 10x ao longo de quase uma semana. Em alguns casos o instalador falhava. Tentei com drivers do CD, com drivers baixados e sem driver nenhum, deixando tudo o que o Windows reconheceu…

Já desesperado, troquei a placa mãe. Por uma idêntica. Novinha, lacrada. E para minha tristeza o problema continuou!!!

Pesquisando na web vi que muita, mas muita gente tem o mesmo problema com essa placa. Aparentemente ela é bem fresca nas memórias que pode utilizar. De fato as duas que eu havia testado não estavam na lista de compatibilidade dela no site da Gigabyte (link da placa H61M-DS2), de qualquer forma lá tem poucos módulos de 4 GB testados (e nenhum de 8 atualmente) e isso não significa que módulos não listados/testados não funcionam.

Por fim, depois de me desfazer da Kingston aparentemente falsa, troquei a outra (que era de outra loja) por outra memória, de outro fabricante. E agora o PC aparentemente está estável \o/

A nova memória em questão é da AMD:

memoria ram da amd

Sim, a AMD tem memórias RAM com sua marca! Embora a fabricação não seja dela (essa é da Patriot), dá a entender que há um rigoroso teste de qualidade para não queimar (mais do que já está) a marca.

Por ela paguei apenas R$ 10 de diferença, e para minha alegria o sistema ficou mais estável!

Não totalmente, é verdade. Estou com o Windows 8 (RC) e o sistema anda travando tudo depois de algumas horas de uso – varia de 1 ou duas até umas 8, 9h. Dessa vez não é BSOD nem reinício automático: é travamento geral mesmo, devagar, travando aos poucos. Os aplicativos param de responder, mas o cursor do mouse continua funcionando, respondendo imediatamente aos movimentos. Tudo fica extremamente lento do nada quando isso acontece. Ctrl + alt + del responde, mas não dá para fazer nada. Se estiver tocando música ela é interrompida e fica como um disco arranhado. Até que vem um beep e o cursor do mouse para. Se deixar, fica assim indefinidamente. Tenho que dar um reset… Mas depois ocorre novamente. Só que agora sinceramente não sei, ainda não parei para isolar o problema.

Pode ser a memória incompatível com a placa novamente? Apesar da grotesca maior estabilidade do que com os dois módulos anteriores, que nem me permitiam abrir jogos… Pode. Mas também pode ser o driver de vídeo da AMD que para de responder e não consegue se recuperar (passei muito por isso no Windows 8 com minha finada Radeon HD 4870 ao rodar jogos, mas parecia ser problema da placa de vídeo mesmo, tanto que a troquei). Agora estou temporariamente com uma Radeon HD 6450 de 1 GB (modelo básico, não é voltada a jogos, mas roda alguma coisa). Pode ser problema dos drivers do chipset da placa mãe (baixados no site dela). Pode ser bug do Windows 8 em combinação com o hardware, afinal o Windows 8 não está na versão final. Só vou saber quando isolar este problema, colocando o Windows 7. No OS X tudo aparenta estar estável – em alguns casos dá KP mas isso é relativamente esperado, já ocorria com a P5KPL (algo como um KP esporádico a cada 20, 30 dias ou mais).

LotaRAM

Nesse meio tempo decidi fazer um programa para testar a memória. Um teste diferente do memtest ou do verificador de erros do Windows. Ele é um teste mais doidão, mais prático, como um programa qualquer faria: simplesmente vai jogando dados na memória (não verifica esses dados depois, apenas vai lotando a RAM).

Lotador de Memória

Basicamente ele fica carregando os dados de um arquivo de 1K ou 1MB. 1K para testar sistemas antigos com pouca RAM (demora pra chegar em 4 GB, por exemplo…), e 1 MB para testar sistemas atuais (chega rapidamente na casa dos GB).

MEP LOTARAM TESTE DE MEMORIA

Gráfico do gerenciador de tarefas indicando o uso do programa, e ao final o seu fechamento (liberando a memória)

O objetivo dele foi testar meu próprio sistema. Queria ver se o problema do Windows 8 aqui nesta placa se dá ao atingir o endereço x da memória. Em vez de ficar abrindo programas pesados para ir lotando a RAM, optei por fazer um em Lazarus/FPC que fizesse isso para mim. Dada a possível utilidade para testar até onde seu PC aguenta, optei por liberar o programa e o código para download.

No caso do meu problema aparentemente não adiantou muito: o LotaRAM consegue ocupar mais de 10 GB (estou só com 4 GB de memória física, mas tem o arquivo de memória virtual gerenciado pelo Windows…). O Windows 8 não trava com ele, mas trava durante o uso básico mesmo – seja um editor de textos ou o Google Chrome.

Download do LotaRAM

Baixe aqui:
LotaRAM para Windows de 64-bit, com código-fonte
(o link acima inclui o executável e o código-fonte junto, basta abrir o .exe se quiser apenas o programa; os arquivos 1k.txt e 1m.txt devem acompanhar ele para que possa carregar os blocos de dados)

O programa pode ser compilado no Linux ou Mac também com o Lazarus. Não usei nada específico de Windows. Não vou redistribuir binários para os outros sistemas agora porque é um projeto de teste apenas. É perfeitamente possível compilá-lo para Windows de 32-bit.

Como o LotaRAM funciona?

Escolha o bloco de 1 KB ou 1 MB e clique em Iniciar. Você pode pausar a operação quando quiser. Para fechar o programa clique antes no Cancelar, depois feche a janela. Fiz ele em poucos minutos, não me preocupei em implementar uma função para liberar a memória usada. Apenas mate o processo ou feche no X mesmo. Clicando no cancelar ele para de carregar o bloco de dados (que é um arquivo de texto puro na pasta dele), mas não libera a memória em uso. Ela será liberada quando ele for fechado.

Os arquivos 1k.txt e 1m.txt na pasta dele são os dados carregados. Se quiser testar blocos maiores você pode editá-los (são arquivos de texto puro), por isso não implementei blocos hard-coded nem gerados dinamicamente (se bem que é uma boa gerar dinamicamente permitindo escolher o tamanho do bloco… mas fica para outra hora).

Se você tem um computador lento ou apenas 4 GB de RAM, recomendo não estar fazendo nada importante ao utilizá-lo. Feche tudo o que puder antes. Se seu computador “travar” a culpa não é minha, aviso dado :)

Na verdade ele só travaria se o Windows fosse muito burro – dependendo do hardware ele realmente é… :P Então interrompa clicando no Cancelar antes de travar tudo.

Vídeo do programa em ação:


http://www.youtube.com/watch?v=XR3cEQFM2FA

Como se vê, ele é básico e fiz para atender aos meus objetivos imediatos. Não é uma ferramenta de diagnóstico de memória, mas permite testar a estabilidade do sistema vendo as coisas por um outro ângulo. Um sistema operacional perfeito não travaria por causa dele, apenas alertaria o usuário sobre o uso de memória excessivo, além de sempre reservar uma parte da RAM para o mecanismo de controle do sistema. De certa forma o Windows tenta fazer isso, mas não parece muito bem-sucedido em alguns casos.

Note que o sistema fica lento ao chegar no limite da memória física (isso que ele está instalado num SSD, estava gastando preciosos ciclos de gravação com o swap :P). Provavelmente o Windows exibe uma quantidade menor de memória ocupada no gerenciador de tarefas justamente por causa da memória virtual – não pesquisei, mas acredito que o gerenciador de tarefas tenta focar apenas na RAM física. De qualquer forma, ao matar o processo ou fechar o programa toda a memória é liberada.

Por fim, note que ele usa um loop não muito bonito para um programa final. Se seu processador for de um único núcleo, recomendo se preparar para poder desligar pelo botão ou então clicar em Cancelar rapidamente… Ele pode deixar o computador virtualmente travado, já que usa ativamente um thread. Em processadores multi-core ele deve usar de 90 a quase 100% de processamento de um só núcleo. Mesmo pausado o loop continua em execução (apenas ignorando o carregamento dos dados na RAM).

Chamei a Application.ProcessMessages para não deixar a interface travada, como sempre é bom fazer em loops com o Delphi/Lazarus.

Se interessar, baixe o código-fonte e explore-o, melhorando como quiser :)

*** Atualização: testei outros módulos de 2 GB e percebi a mesma instabilidade…

*** Atualização #2: no Windows 7 ainda não deu problema nenhum com essa da AMD/Patriot, então… Deve ser bug do Windows 8 mesmo, ou de algum outro software/driver nele =)

comments powered by Disqus

Comentários arquivados

  1. Jose Evilasio escreveu

    tenho a mesmo placa com o meu i5, 4Gb, GT 430, e funciona perfeitamente. Só porque esta não deu cero não quer dizer “Gigayte nunca mais”.

  2. escreveu

    Eu sei, mas foi um desabafo. Em contato com o suporte da Gigabyte (antes de trocar a placa na loja) não souberam me recomendar pentes de 4 ou 8 GB que funcionassem com a placa (a página de compatibilidade de memória dela não lista nenhum de 8 GB e tem bem poucos de 4; ela tem só 2 slots e afirma suportar até 16 GB, mas até hoje não atualizaram com testes em módulos de 8 GB…). Por ser um modelo destinado aos processadores atuais, fiquei decepcionado. Mesmo comentando tudo o que eu já tinha feito, o atendimento recomendou uma série de coisas básicas, como reinstalar o Windows ou atualizar drivers… Mais de uma semana de sofrimento sem poder contar com recomendação de módulos de 8 GB da fabricante, então…

  3. maçãetílica escreveu

    Meu caro tive o mesmo problema que voce.
    alias tudo que vc falou é realidade.

    Com a memoria kingston a placa sempre trava nos primeiros minutos.
    coloquei uma Ram samsung e a mesma funcionou normal.

    Acho que é bug dessa versao da gente mesmo. A sua é a 2.0 né?

    O problema de tarvar no windows 8 continua mesmo com qualquer outra memoria.

    Numa boa vou passar essa placa pra algum parente e vou pegar uma nova. decepcionante isso.

    mas vou pegar outra gigabyte… anos usamdo e essa e a primeira que me decepciona.
    se quiser trocarinfos manda email.

  4. escreveu

    A minha é a rev 1.0… Pelo visto nem as outras revisões adiantaram alguma coisa, rs… Atualizei o BIOS tb e nada.
    No Windows 8 aqui o problema continua, aparentemente é com o Flash. Se usar o Chrome ou IE com o flash ativado (default no Windows 8 no IE) o Win8 trava geral depois de um tempo de uso. Desinstalei o Chrome e parei de usar o IE, o PC fica funcionando por dias seguidos sem problema nenhum. Como o W8 não tá pronto, espero que seja algo temporário só. No Windows 7 e no OS X Lion não tive problema nenhum.

    Foi bom ver relato de alguém por aqui com problemas com ela, já que todos os outros que achei eram de fora.

  5. escreveu

    Opa, legal, vou ver com mais calma logo mais :)

    Colocando um bloco de 2048 KB ele demorou um tempão pra gerar ele… Vou ver depois com calma o código.

    Vlw :)

  6. leonardo escreveu

    Bom Dia

    vi que ouve relatos de problemas com essa placa e tambem estou tendo aqui..trabalho em uma loja que fornece computadores montados a gosto do cliente e recebi essa placa para fazer a montagem mas nao consigo instalar o w7 ultimate tanto 64bit ou 32bit ele instala mas dps da atualização e instalação dos drives que veem no propio cd da placa ele nao inicializa mas….testei 3 placas dessa com 2 processadores diferentes e memorias…alguma solução agradeço desde ja…

  7. Gustavo escreveu

    Pessoal. Vou deixar um recado para os próximos que vierem. Essa placa, dependendo do ano de fabricação (que pode ser de 2012 a 2013) vem de fábrica com a BIOS 5a, no que a mesma não é compatível com a VGA que comprei, a Gigabyte GTX 750. Tens então que atualizar o BIOS. No meu caso, minha revisão era a 2.1 e atualizei para o BIOS 8a. Funcionou perfeitamente. Espero ter ajudado.

  8. escreveu

    A TODOS COM PROBLEMAS EU TESTEI A REV1.2 COM 22NM I33240 COM ATUALIZAO F4 NA BIOS COM MEMORIAS CORSAIR DOMONATOR 2X2048 RODOU DE BOA

  9. no meu caso tenho essa placa alguns dias o problema que ela come muita memoria ham e roda o windows 8.1 bem devagar mesmo com 8 gb memoria se se atualizar a bios melhora ?

  10. Marko Ramone escreveu

    Olá pessoal. Parece que esse modelo realmente saiu defeituoso! Aparentemente com inicialização perfeita, mas apresentando alguns vários problemas. A minha perdeu uns pinos do socket, mas sempre liga. Acontece que depois de uns minutos, ela não suporta e fica reiniciando. Não creio que seja os pinos, caso contrário, nem ligaria por tanto tempo. Acontece que o chipset dela aquece muito, causando talvez o sobreaquecimento. Um outro problema são os drivers. Não consigo instalar todos, fica dando incompatibilidade, sendo que são para sistema 64 bits. Bom, estou comprando uma placa semelhante, sendo que essa é uma Asus H61M-A/BR. Espero que nesta, obtenha mais êxito.

  11. Thiago escreveu

    Marko Ramone, depois conta pra gente se teve sucesso com a placa Asus H61M-A/BR! Peguei essa Gigabyte recentemente a minha é rev 2.1 e veio com a Bios F5. Minha placa de vídeo é uma GTX 750 também da Gigabyte e fazia o pc travar no logo da placa mãe por quase 1 minuto e só depois então inicializava o Windows. Resolvi o problema colocando a opção PCI ROM Priority para Legacy ROM ao invés de EFI. A partir disso meu Windows 7 64 inicializa normalmente, mas de vez em quando dá tela azul e reinicia. As vezes também o Chrome ou o Firefox fecham sozinhos. Fora alguns jogos também que fecham sem mais nem menos.
    Tô testando agora só com o vídeo onboard mas os problemas continuam. Tenho 2 pentes de 2Gb Kingston. Vou tentar testar com outras memórias pra ver. Meu processador é um Core i5 3470s.

  12. Thiago escreveu

    Pessoal resolvi o problema trocando os 2 pentes de memória de 2Gb por 1 de 4Gb também da Kingston. Reparei que apesar de os modelos dos pentes de 2Gb serem exatamente iguais, os chips de memória eram de fabricantes diferentes. Então acredito que isso tenha causado esses problemas de tela azul e programas que fechavam sem mais nem menos. Agora está funcionando perfeitamente e sem nenhum travamento. Abraços

  13. escreveu

    Legal Thiago! Não parece ser “problema” na placa, mas alguma incompatibilidade mesmo. Achei uma das placas mais frescas, rs. Atualmente tenho uma B75M-D3H (peguei por ter porta USB 3.0), e na dúvida já fiquei mais ligeiro na hora de comprar a memória, peguei uma que era certeza que funcionaria com várias placas da Gigabyte.

  14. Thiago escreveu

    Realmente Marcos essa placa é bem fresca com memórias! rs Aqueles mesmos pentes de 2Gb que me deram dor de cabeça estão agora instalados em um pc do meu trabalho rodando sem nenhum problema… Não vou lembrar agora qual o modelo da placa mas também é da Gigabyte. Abc

  15. Romildo junio escreveu

    comprei uma msi h61m ds2 e o windows 7 não inicia, quando escreve iniciando o windows, ela trava ou reinicia, porem quando inicio o pc em modo de segurança (acho que é porque esta sem drive de vídeo) liga normalmente. Notei também que o chip gráfico da placa mãe esta fritando, mesmo quando uso uma placa de vídeo off board. Alguém pode me ajudar?